terça-feira, fevereiro 21, 2012

Incidentes não escolhem o porte da empresa

Problemas e incidentes ocorrem o todo tempo nas empresas. Talvez os exemplos abaixo possam demonstrar algumas destas questões corporativas que ocorre silenciosamente  e que pode representar grandes perdas financeiras independente do tamanho da empresa.

§   Suspeita de fraude nos sistemas corporativos;
§   Roubo de ativos;
§   Ausência de justificativas para os custos elevados de licenciamento de softwares;
§   Suspeita de vazamento de informação ou roubo de propriedade intelectual;
§   Necessidade constante de estar compliance com as normas ISO27001, BS25999, PCI, SOX, HIPAA, GLBA, FCPA;
§   Cybercrime ou Crime Eletrônico;
§   Suspeita de lavagem de dinheiro ou adulteração de informações financeira.
§   Processos trabalhistas carentes de informações ou evidências conclusivas;
§   Ausência de um canal de denúncia para endereçar incidentes corporativos.
Entendo o cenário
Incidentes podem afetar a empresa de diversas formas. Um e-mail interno com difamação de colegas de trabalho, ou desmembramentos que podem desencadear em outros tipos de incidentes maiores, como uma “fraude financeira” ou um “roubo de ativos”. Abaixo listei alguns incidentes recorrentes nas empreas hoje:
-    Incidente financeiro: Fraude, falsificação de documentos, corrupção, adulteração de salários, processos operacionais corrompidos, roubo de ativos.
-    Incidente em TI: Violação de políticas de segurança, procedimentos ou códigos, perda ou furto de dados, ataque de vírus, mal uso da internet e e-mail expondo à organização à pornografia, corrente  de mails, engenharia social, difamação, uso incorreto dos ativos da empresa (celular, notebooks,CD).
-    Incidente físico: Falha na segurança do estabelecimento, acesso por pessoas não autorizadas, roubo de ativos da organização ou pessoais, vandalismo, pacotes e encomendas suspeitas, incêndio, enchente, queda de energia, ameaças de ordem pública.
A Gestão de Incidentes é o processo de detecção, tratamento e prevenção de incidentes de segurança. Durante o tratamento de um incidente, ou seja, a partir de uma ruptura operacional do negócio, Planos de retorno operacional tratarão de ações corretivas.

Sempre gosto de comentar sobre o conceito de PDCA - Plan,Do,Check,Act - colocar  os planos em prática é fundamental.

Good luck.


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